5 dicas para escolher bem o seu fotografo
Primeiro post do blog,
Nada mais justo que falar um pouco sobre nosso mundo, o mundo da fotografia de casamentos.
Preparamos essa matéria para vocês, noivinhas que ainda não decidiram sobre quem irá registrar seu grande dia.
Aqui vamos listar 5 situações a se levar em consideração quando iniciar a busca pelo fornecedor ideal, assim, diminuindo os riscos de ter uma grande dor de cabeça.
Dica 1 : Meu primo tem uma câmera
Com o avanço digital, cada vez mais torna-se possível ter acesso a equipamentos fotográficos profissionais e semi profissionais. E bem na melhor hora, a hora em que você decide casar, surge aquele parente que deseja agrada-la oferecendo o serviço fotográfico de presente.
Antes de aceitar, pense com calma.
É natural que seus entes queridos queiram ajudar, eles querem fazer parte desse acontecimento de sua vida também. Porém o barato pode sair caro, e o presente pode ser de grego!
Pode parecer que fotografia é fácil, muitos pensam que é só apertar um botão. Porém ao contrário do que parece, fotografar requer uma série de conhecimentos e técnicas. Desde um bom manuseio do equipamento, direcionamento do casal, até um armazenamento seguro de todo material.
Contratar um profissional não impede que seu parente arrisque uns cliques também, mas pense bem antes de entregar toda essa responsabilidade para alguém que está tendo o primeiro contato com a profissão justamente em seu dia, o dia que você planejou por anos para que acontecesse tudo certo.
Lembre-se que este dia não voltará mais, a oportunidade é unica.
Dica 2 : Segurança
Queremos que as fotografias de seu casamento tenha vida útil maior de 50 anos, e que seus netos possam, futuramente, ter acesso a elas, porém, esse sonho pode acabar até mesmo no dia seguinte!
Você já parou para se perguntar em como seu fotógrafo armazena suas fotografias?
Há varias maneiras de manter os arquivos digitais seguros, mas quando não são tomadas as medidas necessárias, é possível sim perder todo o material de seu casamento.
E acredite, esta situação é mais corriqueira do que aparenta ser!
É imprescindível que o fotógrafo mantenha várias cópias das imagens registradas nos mais diversos dispositivos de armazenamento, seja em CD, HD externo ou por meio de armazenamento em nuvem.
Você também pode propor, e, mediante ao concordância de ambas as partes, solicitar a ele uma copia de todo material cru para guarda-lo com você, até que o material finalizado seja entregue. Assim, diminui-se praticamente a zero o risco da perda do material digital.
Dica 3: Estilo fotográfico
Fotografar um casamento é uma prestação de serviço do âmbito artístico, ou seja, quando você contrata um fotógrafo, você o escolheu por toda a bagagem artística e intelectual dele.
Cada fotógrafo tem um estilo de trabalho. Alguns gostam das fotografias mais claras, outras mais escuras, uns com luzes de flash, outros com a luz natural. É uma questão de gosto.
Antes de contratar um fotógrafo, é importante escolhê-lo por ter gostado das fotografias que ele produz.
Sendo assim, você nunca irá encontrar um trabalho igual para profissionais diferentes.
Portanto se você olhou um trabalho de um fotógrafo e pensou: “é esse”, insista nele.
Dica 4: Esse cara sou eu?
Estar diante das câmeras não é nada fácil. Não se sabe se é hora de sorrir, onde por a mão, qual pose é a ideal.
Acalme-se !
Um bom profissional vai te deixar totalmente a vontade e irá, da melhor maneira, te descontrair. Uma das técnicas mais importantes que formam um bom fotógrafo, é o direcionamento e a criatividade. Sabendo disso, não haverá necessidade de se preocupar e ensaiar previamente determinadas poses.
É importante se identificar, se simpatizar com o jeito que o profissional conduz a situação. Assim, haverá maior possibilidade de sorrisos mais sinceros em seus retratos.
É só deixar fluir e confiar.
Dica 5: Assine um contrato
Para garantir a segurança de ambas as partes, um contrato se faz mais do que necessário.
O ideal é conhecer o escritório/estudio / home office do profissional contratado, e, manter uma boa comunicação, esclarecer e sanar quaisquer dúvidas, e passar a limpo tudo que for combinado em um contrato. Assim fica definido quais são as obrigações e direitos de cada um e diminui a possibilidade de existir algum tipo de conflito.